Glossário

Alongamento de Ruptura (%)

Mede o quanto uma luva pode ser esticada até o seu rompimento. Ela é expressa pela porcentagem do comprimento obtido no exato momento do rompimento em relação ao seu comprimento original.

Carbonato de cálcio

É adicionado à produção com o objetivo de facilitar a remoção das luvas das formas ou moldes.

Catalisadores

Produto químico que acelera o processo de geleificação do látex líquido.

Drenagem

Processo de lavagem e enxágue com água, onde o excesso de produtos químicos e/ou proteínas do látex é removido durante a fabricação das luvas.

Estudo de penetração viral

O método de teste padrão ASTMF – 1671 foi adotado para avaliar as características de resistência à penetração viral dos materiais de proteção contra os perigos dos patógenes presentes no sangue. Os que apresentam maior preocupação são os que causam hepatite B (HBV), hepatite C e vírus HIV.

Força de tensão de Ruptura (MPa)

É a medida da quantidade de força exigida para romper uma luva. Ela é expressa em MPa, quanto mais alto o valor, mais forte é o material de composição da luva.

Látex

Substância leitosa produzida a partir da seringueira (Hevea brasiliensis) encontrada no Sudeste Asiático, Índia e América do Sul. Quando o caule da seringueira é raspado, ela produz o látex, que é coletado e usado na fabricação de luvas.

Modified lowry

O método "Modified lowry" é utilizado para medir os níveis totais de proteína em um ensaio químico, colocando uma tintura para reagir com aminoácidos específicos.

O resultado, avaliado numa escala de cor que determina a mudança na absorção óptica, detecta a presença de proteínas quando comparado a uma curva padrão, utilizando uma proteína do ovo (ovalbumina purificada) como ponto de referência.

Este procedimento é o teste mais comum para se determinar níveis de proteína nas luvas de látex. Entretanto, o teste é particularmente vulnerável à interferência de substâncias químicas adicionadas pelos fabricantes.

Módulo de Elasticidade

Uma luva de baixo módulo de Elasticidade possui flexibilidade e é fácil de esticar. Já uma luva de alto módulo de elasticidade não é flexível e é difícil de esticar.

NQA (Nível de Qualidade Aceitável)

Este é um padrão de qualidade estabelecido para o controle de furos em luvas e é baseado em um procedimento de busca aleatória em amostras de um lote de fabricação qualquer.

Todas as luvas são testadas para determinar o nível de qualidade aceitável. Isto implica em um teste das amostras de cada lote de fabricação para identificar o número de luvas defeituosas a cada 100 unidades. Essas amostras de luvas, retiradas aleatoriamente de um lote de fabricação qualquer, são submetidas a testes de acordo com padrões e especificações legalmente estipulados. Uma avaliação completa da qualidade das luvas pode ser feita do lote de fabricação inteiro através dos resultados obtidos dos testes. O NQA é, dessa forma, um procedimento estatístico na determinação da qualidade.

O nível de qualidade aceitável internacionalmente para luvas de procedimento é de no mínimo NQA=1,5. Isto é uma probabilidade, onde, para cada lote de luvas fabricado, há uma possibilidade de que 1,5% possa apresentar furos. Os padrões internacionais estipulam que a probabilidade de furos em luvas não deve exceder este percentual para qualquer lote de luvas fabricado.

A UniGloves® tem atingido os padrões mais elevados, com o valor do NQA muito abaixo de 1,5 para luvas de procedimento não-cirúrgico.

Permeação

Movimento de substâncias em um nível molecular, através de uma fina película semelhante a uma luva.

Pó bioabsorvível

É considerado um lubrificante utilizado para facilitar o calçamento das luvas. É feito de amido de milho e uma pequena porcentagem de óxido de magnésio, assim definido pela USP, The United States Pharmacopeia.

Sensitização

Processo que desenvolve uma alergia.

Teste primário de irritação da pele

Determina se um dado material pode causar irritação na pele. Neste teste, um pedaço de luva é posicionado na pele de uma cobaia, como um coelho ou rato de laboratório. Após 24 horas, a região é observada por mais 72 horas a fim de detectar algum tipo de reação.

Vulcanização

Processo de fabricação onde as luvas de látex são tratadas e endurecidas num forno aquecido, passando da forma de gel para a forma sólida.